Blymp Hospedagem

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


Como faço para configurar o Google Apps em meu domínio?

Segue abaixo algumas instruções baseadas na ajuda do Google Apps de como configurar seu domínio para funcionar com o Google Apps.

Estas instruções são exclusivamente voltadas para a configuração do Google Apps em seu domínio e não para a criação de uma conta no Google Apps, que poderá ser efetuada diretamente na página do Google Apps.

Recomendamos bastante atenção nestas áreas, pois se você não souber o que estiver fazendo, você poderá fazer com que o seu e-mail e seu site parem de funcionar.

Registros MX (Mail Exchanger)

Para que o serviço de e-mail do Google Apps passe a funcionar em seu domínio, você precisará configurar os registros MX da zona de DNS de seu domínio em seu Painel de Controle na Blymp, conforme as instruções do Google Apps ou através dos passos abaixo:

1 - Acesse o seu Painel de Controle em http://cpanel.exemplo.com.br e entre com seu login e senha.

2 - Na seção "Gerenciamento de E-mails" acesse "Configurações de registros MX"

3 - Localize a seção "Registros MX" e remova (delete) o registro existente, deverá ser semelhante como no exemplo:

remoção de registro MX

4 - Adicione o(s) servidor(res) de e-mails do Google Apps conforme informado na ajuda do Google Apps. Você também poderá, se desejar, incluir os servidores adicionais de e-mail do Google Apps para uma melhor cobertura de servidores, disponíveis em Google Apps Mail Servers (a Blymp recomenda estas adições).

Atenção à recomendação do Google para que o servidor: ASPMX.L.GOOGLE.COM seja configurado com a prioridade principal dos registros MX.

prioridade principal

A lista final de seus registros MX deverá ser exibida como segue o exemplo:

registros MX

 

Registro SPF (Sender Policy Framework)

Recomendamos que você altere o registro SPF de seu domínio. Um registro SPF é um tipo de servidor de DNS (Domain Name Service) que identifica quais servidores de e-mail estão autorizados a enviar e-mails em nome de seu domínio.

A finalidade de um registro SPF é prevenir que os spammers enviem mensagens com endereços de e-mails falsos de seu domínio. Os servidores de e-mails dos destinatários poderão consultar o registro SPF para determinar se a mensagem enviada em nome de seu domínio foi realmente enviada de um servidor de e-mail autorizado. Para mais informações consulte a ajuda do Google Apps.

Para configurar o registro SPF do Google Apps, siga os seguintes passos:

1 - Ainda em seu Painel de Controle na seção "Gerenciamento de E-mails" acesse "Registro SPF (autenticação de e-mail)"

2 - Localize a seção "Include List (INCLUDE)", selecione o item existente: "websitewelcome.com" e clique em "Remove"

Removendo registro SPF

3 - Conforme informado na ajuda do Google Apps, copie do registro SPF a seguinte parte: "_spf.google.com" (sem aspas), clique no botão "Add" para adicionar e no botão "Update" para salvar suas alterações.

Após suas alterações salvas, sua configuração deverá aparecer como mostra a seguinte imagem (O IP exibido nesta imagem poderá ser diferente conforme o IP que o seu site foi atribuido em nosso servidor):

 

Registro SPF

 

Registros CNAME (Canonical Name)

O Google Apps permite que você crie CNAMES personalizados para os serviços oferecidos como: e-mail, agenda, textos e sites. Os CNAMES são neste caso basicamente uma URL (endereço) personalizada para os seus serviços do Google Apps. Ou seja, facilitando a memorização do endereço para acessar os seus serviços utilizando o seu domínio incluído no endereço. Como, por exemplo:

• http://email.exemplo.com.br
• http://docs.exemplo.com.br
• http://agenda.exemplo.com.br
• http://sites.exemplo.com.br

Ao invés dos endereços padrões do Google Apps:

• http://mail.google.com/a/exemplo.com.br
• http://docs.google.com/a/exemplo.com.br
• http://www.google.com/calendar/hosted/exemplo.com.br
• http://sites.google.com/a/exemplo.com.br

(...)

Para configurar seus CNAMES do Google Apps, siga os seguintes passos:

1 - Ainda em seu Painel de Controle na seção "Domínios" acesse "Editor simples de Zona de DNS"

2 - Localize a seção "Adicionar um registro CNAME" e digite no campo "Nome" o nome que você dará ao seu CNAME para o serviço em questão no Google Apps. Por exemplo: "email" (sem aspas) para o serviço de e-mail do Google Apps, "agenda" para o serviço de agenda do Google Apps, e assim por diante. E no campo "CNAME (hostname)" entre com o endereço do CNAME do Google: "ghs.google.com" (sem aspas), como informado pelo Google na ajuda do Google Apps.

Se você desejar utilizar o nome "mail" para o seu CNAME, você terá que efetuar uma solicitação através de nosso Departamento de Suporte para a configuração, já que este nome vem configurado por padrão pelo cPanel em todos os domínios e não é possível a alteração através do Painel de Controle.

3 - Após as configurações de seus CNAMES no Painel de Controle você deverá acessar a sua conta de administrador do Google Apps e alterar a URL de cada serviço conforme os nomes dos CNAMES criados em seu Painel na Blymp. A opção para alteração de URL no Google Apps poderá ser encontrada no Painel > Serviço > Geral > Endereço Web > Alterar URL.

4 - Com os CNAMES configurados no Painel de Controle da Blymp e as URLs alteradas no Painel do Google Apps, você deverá aguardar a publicação dos servidores de DNS na internet para que os seus CNAMES passem a funcionar. Essas alterações nas configurações de DNS podem levar até 48 horas para serem propagadas pela internet.

Após as criações de seus CNAMES no Painel de Controle da Blymp, sua configuração deverá ser exibida como mostra a seguinte imagem:

Registros CNAMES


Nota: A descrição exemplo.com.br é apenas um exemplo referente ao seu domínio, substitua-o pelo nome de seu domínio em todas as configurações aplicáveis.


Esta resposta foi útil?

favoritos favoritos

imprimir imprimir

Veja também:

A Blymp suporta FastCGI? (162 visualizações)


© 2007-2014 Blymp Hospedagem

Powered by WHMCompleteSolution